CEDIA 2017

CEDIA 2017

Todos os anos, no mês de setembro, ocorre a feira da CEDIA, que é uma associação de profissionais do mercado de eletrônicos e automação. Embora não tenha o mesmo apelo da CES, a CEDIA tem certa importância, pois é onde são lançadas as tendências em automação, gadgets e Internet das Coisas (IOT).

Destaque na CEDIA 2017

Na feira deste ano, o grande destaque ficou por conta da Amazon Alexa.

Apesar da Alexa já estar no mercado há alguns anos, o que se viu na feira foi a integração da tecnologia em todos os tipos de aparelhos, desde receivers, termostatos até cafeteiras.

A nova linha dos tradicionais receivers da Denon e da Marantz (lançamento ainda em setembro) passarão a ser integrados com a Alexa. Num primeiro momento, será possível enviar comandos de voz para aumentar ou diminuir o volume, ligar e desligar, trocar de input. Até o final do ano, novas funções serão habilitadas via voz, como controlar uma segunda zona de áudio.

Desafio da IOT

O grande problema da IOT é a integração entre vários tipos de aparelhos. Por isso, grandes empresas do ramo de automação, como Crestron, Control4 e Savant, estão trabalhando intensamente para servir de ponte entre os aparelhos da IOT e os assistentes de controle de voz (Amazon Alexa, Google Home e Apple Siri). A intenção é simplificar o uso da automação, tornando o conceito de smart home mais acessível, além redefinir a forma como controlamos nossa casa.